Marcelo Gimenez, atleta e professor da A W GYM, iniciou sua trajetória nos treinos com 16 anos, da mesma maneira que muitos jovens dos anos 80, influenciados pelos filmes de ação de Schwarzenegger (Conan o destruidor), Stallone (Rocky) e Van Damme (O grande dragão branco). 

Esses filmes fizeram com que acontecesse uma verdadeira explosão de academias, o fisiculturismo virou moda, e a busca por academias de musculação cresceu rapidamente. Inspirado pelos personagens dos filmes, Marcelo começou a treinar em casa, revezando com um clube que tinha uma academia na cidade onde morava, a cerca de 50km de Campinas.

“Eu treinava em casa, meu pai conseguiu um par de halteres, barra e uns 50kg de peso. Comprei um livro e alguns anos depois, eu entrei na academia”

Como qualquer adolescente, ele buscava chamar atenção e melhorar sua autoestima, o que o ajudou a se dedicar cada vez mais a rotina de treinos. Estudando de manhã e treinando à tarde por cerca de três a cinco anos. Se com 16 anos, Marcelo iniciou seu treinamento em casa, aos 18, ingressou em uma academia de verdade, já tendo evoluído bastante em dois anos de prática intensa.

Concluído o ensino médio e já feito 1 ano de educação física, foi em 1987 através de um amigo que conheceu a WORLD GYM, que através de um amigo conheceu a World Gym, e ele ficou encantado, pois já conhecia a World Gym dos EUA onde o Arnold Schwarzenegger treinava, onde até a marca era igualzinha, inclusive anos depois Neno transformou a academia em uma franquiada da World Gym.

Embora ainda fosse uma academia pequena, algo em torno e uns 30m2, Marcelo ficou impressionado com a atmosfera da academia que era incrível, MUITA GENTE FORTE por pouco m2. Ele nunca tinha visto algo neste nível. 

Ainda que encantado, essa parceria era rara, pois só conseguia treinar quando estava em Campinas nos finais de semana.

Foi no ano de 1987 que Marcelo assistiu o seu primeiro campeonato de fisiculturismo, pois alguns alunos da World Gym iriam competir.

“Eu achei bastante interessante. Mas até aí normal, continuei treinando sem nenhuma pretensão de competir, eu não me via lá em cima.”

No ano de 1988 seu grande amigo que lhe apresentou a World Gym competiu, venceu e Marcelo pode sentir a energia da família, amigos e o público em geral vibrando. 

“Eu disse para mim mesmo que no próximo ano eu iria competir, porque eu também estava com um bom físico, semelhante ao dele. Então eu pensei se ele se ele ganhou eu também tinha condições de vencer.”

Sobre o campeonato de 1989… é melhor ler as palavras do Marcelo, pois elas transmitem toda a energia:

“Em 89 eu competi pela primeira vez no mesmo lugar e eu venci logo de cara. Venci e foi um Marco para mim, pois talvez se não tivesse ganho eu não teria continuado. 

Isso porque eu sofri muito, foi o primeiro campeonato e a primeira dieta na minha vida. Nunca tinha passado fome, então eu realmente sofri bastante nessa preparação porque eu não tinha muita experiência, na verdade não tinha nenhuma, então eu me virei sozinho. Pegava umas dicas com o Neno aqui, mas eu fazia tudo sozinho a onde eu morava. Treinava lá, fazia dieta lá e passei fome para caramba. 

Eu morava com a família então era muito difícil me privar da comida mas eu consegui.

Naquela época era um campeonato mais intimista, e o mestre de cerimônias do evento chamou minha mãe para subir no palco e ela me entregou o troféu chorando. Isso marcou a minha vida, eu não imaginava ganhar alguma coisa desse jeito. Público feliz gritando, porque eu mereci mesmo, minha mãe me entregando o troféu. Aquilo tudo mexeu comigo, eu gostei muito!

 Foi uma coisa maravilhosa, que eu nunca vou esquecer.”

Em sua trajetória a fase mais desafiadora foi a dos anos 90. Sabe aquela história que se não todos, mas a grande maioria dos atletas passa? Estudos, trabalho, treino, dieta, casa… Mas é exatamente neste momento onde o atleta aprende o verdadeiro sentido da palavra disciplina.

A rotina do atleta, deve ser muito bem organizada e ele deve aprender a eliminar algumas coisas da vida que podem distanciá-lo do seu objetivo.

É graças a este período que até hoje, Marcelo Gimenez mantem o equilíbrio entre rotina de treinos e trabalho.

“Nos anos 90 eu penei bastante entre trabalho, faculdade e treino. Ali eu aprendi a organizar minha vida com os horários, acordar mais cedo e tirar lazeres da minha vida que não estavam agregando em nada. Eu aprendi que a gente tem que ter horário para tudo. Comer, trabalhar, dormir e treinar.”

Em sua trajetória Marcelo tem mais de 50 conquistas em campeonatos, sendo que é o atual Campeão do Arnold South America na categoria Master acima de 50 anos.

Marcelo também é professor na A W GYM desde 1997, no período da manhã, onde também trabalha como personal e presta consultoria, porém ele seleciona cuidadosamente seus alunos.

Embora não saiba por quanto tempo ainda competirá nos campeonatos, Marcelo está certo de que continuará ensinando e compartilhando seu conhecimento com os outros. Ele acredita que o conhecimento adquirido não deve ser guardado, mas sim passado adiante, para que outras pessoas dedicadas possam se beneficiar. Sua paixão por ensinar é evidente, e ele encontra satisfação em atingir um grande número de pessoas, mesmo aquelas que não podem pagar um personal trainer, proporcionando-lhes atenção e orientação na academia.

Marcelo é grato por poder trabalhar na A W GYM e dedicar-se ao que ama. 

“Um conselho que eu posso dar para os iniciantes é procurar se informar o máximo sobre esporte, informação é poder.”

Adrian Ferraz

Quando foi o inicio de sua trajetória no mundo esportivo? Desde criança, aos 5 anos de idade, eu jogava bola, como a maioria das crianças.

Saiba mais »

Guilherme Torquato

Quando foi o inicio de sua trajetória no mundo esportivo?Eu andava de skate quando era mais novo, e estava gravando para uma patrocinadora, cai e

Saiba mais »